Impactos positivos da pandemia no Brasil.
top of page
Buscar
  • savvy consultoria

Impactos positivos da pandemia no Brasil.



A área da saúde foi uma das que mais sentiram as conturbadas consequências da pandemia, que impôs uma revolução não esperada ao setor. Logo que o Coronavírus chegou ao Brasil, as mudanças sentidas inicialmente foram relativas à rotina da população: uso constante de máscara, álcool gel sempre à vista, distanciamento social, fechamento do comércio, entre outras ações. Por outro lado, também trouxe impactos positivos, a exemplo do SUS, que por ser um sistema novo, foi reconhecido pela primeira vez pela sociedade como um todo, e mostrando que, apesar da grave situação vivida, se não fosse por ele, o cenário estaria muito pior, ganhando assim maior proporção e reconhecimento da população. A reputação de instituições de ensino e pesquisa, como o Butantã e Fiocruz, após os estudos com as vacinas, começaram a ser enaltecidas e valorizadas demostrando sua importância, comprovando a necessidade de investimentos em educação, pesquisa e tecnologia. Além do já mencionado, soma-se o fato de novas alternativas terem sido utilizadas e terem reduzido a grave situação enfrentada, como os hospitais de campanha e a telemedicina.


Novos usos e inovações tecnológicas:


O Ministério da Saúde (MS) autorizou o exercício da telemedicina, que antes encontrava grande resistência para se concretizar. Consultas à distância, atendimento em domicílio, monitoramento por vias digitais e aparelhos para diagnóstico em casa se fazem presentes como nunca antes, e cada vez mais as limitações decorrentes da Covid-19 são ultrapassadas com a ajuda da tecnologia, que já era uma grande aliada da saúde. “Saúde 4.0” já é um termo amplamente utilizado por profissionais da área, e suas aplicações otimizam diversos processos em hospitais, clínicas e laboratórios.

A tecnologia se mostrou útil na gestão e integração de dados, além de impulsionar pesquisas, o desenvolvimento de novos tratamentos, mecanismos de detecção da doença, e soluções para baratear equipamentos necessários. Facilitou o gerenciamento de dados e o envio de informações ao Ministério da Saúde (MS), como previsto na Portaria 1.792/2020. Com a alta demanda por testes de detecção de Covid-19, esta gestão é de extrema importância.


De maneira geral, as empresas precisam continuar seu processo de adaptação de maneira a respeitar os limites impostos pelo vírus, e, ao fim da pandemia, avaliar se o que foi feito gerou melhorias que valem a pena ser mantidas. A saúde como um todo, pública ou privada, provavelmente seguirá o mesmo caminho – e é fundamental que todos os profissionais envolvidos na área acompanhem seus caminhos.



Fontes: blog.concentsistemas.com.br/

https://www.sanarmed.com/

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page