REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE PARA 2021
top of page
Buscar
  • deise.fornazier

REAJUSTE DOS PLANOS DE SAÚDE PARA 2021


Em agosto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou a suspensão do reajuste do plano de saúde entre setembro e dezembro de 2020. A medida engloba todos os tipos de contratos (individual, familiar e coletivo), mas é importante estar atento a algumas regras e exceções:

  • os reajustes suspensos são os anuais e os por faixa etária;

  • a medida cabe somente aos planos de assistência médico- hospitalar contratados a partir de 01/01/1999 ou adaptados à Lei dos Planos de Saúde;

  • planos exclusivamente odontológicos não se aplicam ao congelamento;

  • o congelamento de planos contratados antes de 31/12/1998 e não adaptados só é possível nos contratos individuais e familiares que possuem Termo de Compromisso e dependem da autorização da ANS para fazer o reajuste;

  • planos coletivos empresariais com 30 ou mais vidas, que já tenham negociado e aplicado reajuste até 31/08/2020, não terão suspensão.

Visto que a medida trata de um congelamento e não de um cancelamento dos reajustes, os valores suspensos serão cobrados posteriormente.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os valores referentes aos reajustes suspensos poderão ser cobrados ao longo de 12 parcelas em 2021. Além disso, os consumidores ainda terão de arcar com o reajuste anual de seus planos, e tudo começa a ser cobrado a partir de 1º de janeiro.

Com esse cenário os beneficiários devem se preparar financeiramente para o reajuste em 2021, cada operadora está tratando essa negociação em formatos e percentuais diferentes.

Os valores percentuais do seu reajuste obedecerão às suas previsões contratuais, as datas de aniversário do seu contrato (data base) e as datas de mudança de faixa etária.

Mantemos o nosso compromisso de participar e sermos a melhor opção na solução das questões relacionadas ao benefício saúde, e estamos à disposição.

Fonte: Ans / Gestão de Saúde Savvy Consultoria – 13.01.2021

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page