Buscar
  • savvy consultoria

Telemedicina e seus avanços!


A tecnologia trouxe mudanças para diversos segmentos do mercado. Sendo assim, cada área está aprimorando os seus resultados utilizando processos inovadores. Quando o assunto é saúde, um exemplo de inovação adotada é a telemedicina, como são chamados os atendimentos médicos a distância. Nesse sentido, essa prática está sendo cada vez mais utilizada, ganhando espaço no Brasil e no mundo.

Na verdade, a pandemia de Covid-19 tornou a telemedicina indispensável na rotina de profissionais da saúde, clínicas e hospitais. Sua principal vantagem é proporcionar assistência médica de forma acessível e efetiva sem a necessidade de atendimento presencial. Além disso, a tecnologia utilizada melhora o atendimento primário, ou seja, o primeiro atendimento recebido para a avaliação do quadro do paciente.

Essa prática também beneficia os profissionais do setor da saúde. Afinal, permite que médicos peçam opiniões para outros especialistas, independentemente da distância entre eles. Isso ajuda a construir diagnósticos mais assertivos, construindo uma rede de colaboração mútua. Nesse sentido, pode aumentar a qualidade geral do atendimento ao paciente, pois a internet dá espaço para que profissionais da saúde sejam mais atenciosos, e as pessoas se sintam mais confortáveis para se abrir de forma sincera. Sendo assim, todos são beneficiados por essa nova modalidade.

Teleconsulta:

Por esse sistema o médico realiza consultas ao vivo e interativas, que atendem pacientes, geralmente que não podem se locomover até à clínica ou estão muito distantes dos locais de atendimento. A conexão é realizada por meio de equipamentos próprios em um local adequado.

O paciente também deverá estar conectado pelo computador ou celular. Durante a consulta o médico pode solicitar, analisar exames, emitir receita, orientar tratamentos e ainda requerer a opinião de outros especialistas, caso haja necessidade.

Tele assistência:

Por meio da tele assistência os pacientes podem ser monitorados remotamente por um ou mais profissionais de saúde. O serviço, que surgiu na década de 80 nos Estados Unidos, tem como objetivo reduzir o tempo de internação, mantendo a autonomia dos idosos em casa, por exemplo.

Tele laudos:

Aqui o profissional de saúde consegue emitir remotamente os laudos médicos, sem que o paciente tenha que ir à clínica, ou o especialista precise se locomover. Isso é possível graças às plataformas de telemedicina, como a Conexa Saúde, que oferece uma gama de serviços remotos: reúnem exames, diagnósticos e informações como a conduta médica adotada na realização dos exames, as descobertas e as conclusões finais, além de agilizar as informações que devem conter assinatura digital do médico responsável. Contribui ainda na redução de custos por exames, facilitando o armazenamento dos laudos do paciente, em arquivos dicom, jpg, pdf entre outros formatos. Isso descomplica a interpretação e a liberação dos resultados pelo médico.


Fonte: https://www.conexasaude.com.br/blog/telemedicina/

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo