Carnaval Seguro • Savvy Consultoria.
top of page
Buscar
  • deise.fornazier

Carnaval Seguro • Savvy Consultoria.


Doenças Sexualmente Transmissíveis

As (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.


HIV/AIDS

Aids, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus), que leva à perda progressiva da imunidade. A doença caracteriza-se por um conjunto de sinais e sintomas advindos da queda de defesa imunológica do organismo.


TRANSMISSÃO HIV/AIDS

• Relações Sexuais (vaginal, oral e anal) sem o uso correto da camisinha;

• Transfusão de sangue (ou derivados) contaminados;

• Uso de drogas injetáveis, utilizando agulhas ou seringas de pessoas infectadas;

PEP SEXUAL - PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO

• É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids, para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente.

• Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.


PREVENÇÃO: PRESERVATIVOS (MASCULINO/FEMININO).


IMPORTANTE: Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.


Atenção: No caso de um possível contato com o vírus HIV, busque, o quanto antes, um serviço credenciado. Esse primeiro atendimento é considerado de urgência porque o uso dos medicamentos deve começar o mais cedo possível. O ideal é que comece a tomar a medicação em até 2 horas após a exposição ao vírus HIV e no máximo após 72 horas. A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam.


Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis! Não deixe de compartilhar este artigo em suas redes sociais para discutir o assunto com seus amigos!


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page